História que pode ter acontecido ou não!

No dia 31 de agosto, por volta das 14:00 horas, dois jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) passaram por Lagoa da Prata. E evidentemente mesmo passando a uma altitude preconizada de segurança o barulho foi percebido por muitas pessoas. Mas o que eles estavam fazendo aqui na região? Oficialmente estavam fazendo manobras de treinamento, mas por uma coincidência tremenda, tivemos acesso a um oficial da FAB que curtiu uma publicação que fizemos no Jornal Digital Lagoa da Prata Ponto Com.

Tudo começou quando eu publiquei na pagina do Facebook uma foto ilustrativa de um jato supersônico Francês perguntando se alguém tinha visto ou ouvido. Nos primeiros minutos, um oficial da base da FAB curtiu a publicação com um sorriso e marcou um outro oficial! Por sorte, estávamos vendo as estatísticas da publicação quando percebemos estes dois oficiais. Por mais sorte ainda tínhamos aberto uma janela nova com os dois envolvidos e naquele momento elas ficaram aqui abertas e fomos fazer outras coisas. Quando perceberam que poderiam ser identificados, apagaram a marcação e tiraram as curtidas.

Logo que percebemos que se tratavam de oficiais da FAB. Tentamos o contato e para nossa surpresa eles comentaram que na verdade ia aparecer uma matéria do Fantástico da Rede Globo (02/08/2020), e que eles iam fazer um sobrevoo em Moema MG. Para contextualizar um relato que o Dr. Ivair fazia na matéria ao ver um avião pela primeira vez.

O que aconteceu foi que o barulho dos jatos aparentemente não foram ouvidos em Moema e por lá passaram quase desapercebidos, mas causou espanto em Lagoa da Prata, cidade próxima.

Eles estavam observando na publicação, que o povo se assustou com o barulho, e comentaram que nunca imaginavam que ainda poderiam ter pessoas no dias de hoje com medo de avião.

“Era para fazer uma “homenagem não oficial” ao Dr. Ivair Gontijo que é natural da Cidade de Moema, sobrevoamos a cidade. As condições meteorológicas fizeram a dissipação do som ser sentido apenas em Lagoa da Prata. A homenagem falhou. Mas continuamos fazendo o treinamento.”

No fantastico o Dr. Ivair fala:

Meu avô estava lá, trabalhando com as 3 filhas, nas margens do São Francisco, capinando arroz, foi quando eles ouviram pela primeira vez um som que ninguém nunca tinha ouvido naquela região. Ai um dos ajudantes lá gritou e disse: Olha, isso é a cruzinha de São José é o mundo realmente está acabando. Então foi a primeira vez que viram um avião voando naquela região. Dr. Ivair Gontijo

Os aviões queriam contextualizar a fala acima, refazer esta cena nos dias atuais. Mas não aconteceu como o esperado.

Dr. Ivair, fica aqui a minha homenagem particular ao senhor!
Parabéns pelas conquistas alcançadas!
Robson Moraes Almeida


2 thoughts on “História que pode ter acontecido ou não!

  • 5 de agosto de 2020 em 07:30
    Permalink

    Orgulho para nossa região. Orgulho para o povo de Moema. A cidade agradece pela reportagem da TV Globo.

    Gostamos deste caso tambem. Interessantíssimo!

    Resposta
  • 7 de agosto de 2020 em 07:50
    Permalink

    Adorei essa história, e sinto gratidão pela atenção que os oficiais da FAB deram para a população que ficaram tão curiosos. Tenho imensa admiração pelo Dr. Ivair Gontijo, e vejo como ele sempre ressalta nas suas entrevistas a cidade de Moema. Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.