Qual é o melhor momento para contar ao seu cachorro que ele é adotado?

Todo cachorro tem o direito de saber sua história, que deve ser tratada de forma natural.
Falar naturalmente sobre adoção com seu cachorro é sempre o melhor caminho.
No mundo ideal, o cachorro adotivo deve conhecer desde sempre a sua situação. Por isso, o indicado é que o termo “adoção” seja usado normalmente pelos membros da família desde a chegada do Pet. A atitude permitirá que o cão incorpore a história dele com a maior naturalidade, prevenindo traumas e tabus.

Uma forma leve e adequada de abordar o assunto é se apoiar em casos da ficção, como o do Super-Homem, que passou de uma família para outra. “Desde os 6 meses o cachorro já é capaz de ouvir com interesse esse tipo de história”. Ao ver que algo acontece também com os outros, os cachorros aceitam a própria situação com mais facilidade. “Mas esses enredos devem ser contados de forma sistemática, várias vezes, para o Pet entender o contexto.”

Quando seu cão já estiver familiarizada com o assunto, é hora de falar especificamente sobre a história dele. Só evite fazer uma cena e imprimir ares de revelação à conversa – que, assim, ganhará um peso excessivo e desnecessário. O melhor é que ele receba as informações de forma gradativa. Deixe que a curiosidade dele dite o ritmo das descobertas. Cabe aos pais estar informados e preparados para saciar as dúvidas quando elas aparecerem, lembrando sempre que não adianta dar informações que o cachorro não tem capacidade de entender.

Ao dar as informações que seu cachorro tiver interesse em saber, o essencial é nunca mentir – mesmo que a mentirinha pareça inofensiva. Outro ponto fundamental nessas conversas é agir com naturalidade. Por exemplo, quando o cão perguntar se nasceu da sua barriga, responda que não sem dramas. Emende que ele foi gerado por uma cadela, mas que ser adotado não significa ser menos amado ou menos importante. Pelo contrário: diga que a decisão de tê-lo na família foi uma das melhores da sua vida.


Texto de autoria desconhecida (Amplamente divulgado pelas redes sociais)

Um comentário em “Qual é o melhor momento para contar ao seu cachorro que ele é adotado?

  • 11 de outubro de 2019 em 22:06
    Permalink

    Eu tinha suspeitas! Talvez seja realmente verdade!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.