Dicas para ir a um consultório médico e não dar manota!
Existem outros lados desta história, este é apenas um.
Marque suas consultas e retornos com antecedência. Ligue algumas horas antes para confirmar. A secretária poderá lhe dar a informação se vai atrasar ou não e você evita de ficar numa área insalubre por tempo desnecessário. Veja sempre com a secretária quantos dias de retorno você tem direito. Cada médico tem seu critério. Nem toda consulta lhe dá direito a retorno. Lembre-se consultórios médicos não servem almoço nem janta, nem lanches. Venha no horário marcado. Não adianta chegar as 06:00 horas da manhã se sua consulta está marcada para as 16:00 horas da tarde. O tempo de uma consulta é diferente em cada caso. Umas podem demorar minutos e outras horas. Nem todo médico dá atestado. Se faltou do trabalho e quer justificar sua ausência, uma consulta custa bem mais caro que um dia trabalhado. Tem médico que nem pagando dá atestado! Principalmente para mentirosos. Tenha o atestado em mãos antes de faltar uma semana do seu trabalho. Quando médico da um atestado é para um único dia.
Médicos dificilmente adiantam horário de atendimento, geralmente atrasam. Venha no horário! Se acontecer de adiantar, com certeza a secretária vai te avisar. Estou repetindo para ficar bem claro. Não reclame se ele atrasar, ele pode ter se atrasado salvando a vida de alguém de repente até de um parente seu. Se uma consulta atrasar, todas as outras seguintes também vão!
Se não tem vaga a culpa não é do médico e muito menos da secretária. Seja educado. Se não tem horário e a secretária te encaixou por chatice ou insistência sua, tenha a educação de não reclamar que está demorando. Você é o culpado de estar atrasando para outras pessoas. Para encaixar é na hora que der e se der, você não tem prioridade nenhuma. Dificilmente existirá apenas um consultório na sua cidade, portanto procure outro que possa ter vaga. Consultas no horário comercial tem um preço, e fora destes horários são bem mais caras. Consultas em residência são feitas em horário especial que o médico tenha disponibilidade. Frases do tipo, “se eu estivesse morrendo tinha morrido” Larga de ser burro, se é urgência procure um pronto socorro ou um hospital; consultórios atendem consultas com hora marcada e as vezes atrasa. Todo comentário desnecessário na sala de espera do consultório é totalmente desnecessário. Tem muita gente para ouvir. Ah, não vou esperar não, tá demorando muito. Hahaha então marcou consulta para que mesmo? Quem precisa espera e entende!
Desligue o celular quando entrar no consultório. E se for do tipo que não pode desligar, NÃO ATENDA CELULAR QUANDO ESTIVER EM CONSULTA. Dentro do consultório seja objetivo, senão você vai ter muito mais gastos com exames complementares, medicamentos, etc. Se o acompanhante for querer aproveitar a consulta, marque um horário pra ele.
Evite trazer acompanhantes desnecessários, se precisar de acompanhante traga nenhum ou apenas um. Evite trazer crianças para o consultório. A não ser que sejam elas que vão consultar. Todo consultório tem sala de espera. Espere nas cadeiras, não há necessidade de esperar no corredor e nem em pé na porta do consultório. Existem cadeiras para que todos pacientes fiquem assentados seguindo uma logística de horários de consultas. Se tem gente em pé é porque veio muito antes do horário marcado, ou tem acompanhantes desnecessários. A prioridade é para quem vai consultar. O médico chama por ordem. Teoria de conspiração que está todo mundo passando na sua frente e uma paranoia sua. Vão rir de você. Evite ser palhaço, idiota e chato! Respeite a ordem de atendimento.
Quem são os mais chatos que frequentam consultórios? Claro que são os acompanhantes. E depois os pacientes que não estão doentes mas precisam de atestado para justificar a sua ausência no trabalho. Principalmente professores. Estes adoram tirar licenças. Crianças, gestantes e idosos sempre vão ter prioridade de atendimento. Evite ser deselegante! Pediatras atendem crianças, então todas as crianças vão ser atendidas por ordem marcada. Obstetras atendem gestantes e… (siga como o anterior). Geriatras atendem idosos… (idem). E assim vai!
Todos são iguais, SUS, convênio, cortesia ou particular, evite achar que é menos ou mais dependendo da sua situação. Uma consulta particular rende 3 vezes ou mais para o médico do que o convênio, e umas 20 vezes mais que o SUS.
Médico também é um ser humano como você, trabalha para se sustentar, se alimenta, descansa, pode adoecer e sentir dor. Pode estar mal humorado ou muito feliz. Médico também tira férias. Médico também tem família, etc, etc. Médico não é Deus e alguns casos ele não vai conseguir resolver e é normal indicar um outro colega médico para tentar resolver o seu problema! Ele não é obrigado a pegar seu caso, ele tem direito a recusar!
Se no retorno você se queixar de uma outra coisa ou doença, com certeza lhe será cobrado uma outra consulta. Se tem exames complementares, marque e os faça dentro do período de retorno. Senão lhe será cobrado uma outra consulta. Traga TODOS exames complementares que foram solicitados de uma vez. Sim todos! Tome corretamente todos os medicamentos indicados para seu tratamento. A culpa é sua de não se curar por não tomar os medicamentos corretamente e não do médico.
Se você xingou, brigou com o médico, pelo código de ética da medicina, ele não tem mais obrigação de atendê-lo! Ou seja, registrar ocorrência policial contra um médico lhe tira a obrigação de lhe atender! E acredite, ele vai se favorecer disso! Isso é lei. Isso se chama quebra de vínculo paciente / médico.
Consulta de Médico Especialista dura bem menos que de Clinico Geral.
Este assunto não encerra aqui. Tem muita coisa que todos vocês precisam saber!
Robson Moraes Almeida
2012