Notícias

Meu apelido – ROBOLA

O apelido surgiu em 1982, com a copa do mundo da Espanha.

O mascote da copa se chamava Laranjito (Naranjito) e tinha um desenho, onde o amigo do mascote se chamava ROBOLA. Era perceptível o papel secundário do robô que jogava bola (robola). O papel principal era do Laranjito. Tanto que o mesmo era até usado em comerciais.

“O Robola era um robô em forma de jogador de futebol, com uma bola como cabeça. No entanto, diferente do Laranjito, ele não teve tanto destaque na época e não se tornou tão popular quanto seu colega mascote”.

Algumas publicações no Youtube podemos encontrar então o Robô que jogava bola.

Hoje se você pesquisar na internet por “ROBOLA”, vai encontrar várias referências a uma bebida grega muito famosa.

“Vinho Robola é o vinho mais conhecido de Kefalonia. é  frutado produzido a partir de uvas cultivadas nas encostas do Monte Aenos, ao redor do sopé do Monte Aenos. Seu buquê característico é o de flores de citrinos, pêssegos, limão e maçã. Este vinho acompanha os melhores pratos de peixe, embora os habitantes de Kefalonia tomam com qualquer alimento ou como um aperitivo. Mais de 70% da colheita é engarrafada na Cooperativa Robola de Omala, em homenagem ao santo padroeiro da ilha. Tente combinar uma viagem para a cooperativa com uma visita ao mosteiro Saint Gerasimos (agora um convento). Argostoli, a capital da ilha, está a menos de meia hora de carro do mosteiro.”

A região onde ele é produzido é chamada de “Robola Zone” e o vinho é feito com uvas da variedade Robola, que é uma uva branca nativa da região.

O vinho Robola é conhecido por seu sabor frutado e fresco, com notas de frutas cítricas, pêssego e abacaxi. Ele também é considerado um vinho muito versátil, podendo ser apreciado sozinho ou acompanhando pratos de frutos do mar, saladas e outros pratos leves.

Além disso, a região de Cefalônia, onde o vinho Robola é produzido, é conhecida por suas paisagens deslumbrantes e pela produção de outros vinhos de alta qualidade.

Em 1982 até inicio da década de 90, todo jovem que se chamava Robson, passou a ter o apelido ROBOLA


Dados da Copa da Espanha de 1982:

A Copa de 1982 (12ª copa) contou com um regulamento único. Como eram 6 grupos de 4 times, e apenas os 2 primeiros se classificavam, 12 times formaram 4 grupos de 3 times na segunda fase, de onde os campeões de cada grupo fariam a semifinal.

Campeão: Itália
Classificação do Brasil: 5º Lugar
Campanha: 5 jogos, 4 vitórias, 1 derrota, 15 golos a favor e 6 golos contra
Jogos: Brasil 2 X 1 URSS, Brasil 4 X 1 Escócia, Brasil 4 X 0 Nova Zelândia, Brasil 3 X 1 Argentina e Brasil 2 X 3 Itália.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!