Meu apelido – ROBOLA
O apelido surgiu em 1982, com a copa do mundo da Espanha.
O mascote da copa se chamava Laranjito (Naranjito) e tinha um desenho, onde o amigo do mascote se chamava ROBOLA. Era perceptível o papel secundário do robô que jogava bola (robola). O papel principal era do Laranjito. Tanto que o mesmo era até usado em comerciais. Veja este comercial da Mesbla.
Algumas publicações no Youtube podemos encontrar então o Robô que jogava bola.
Hoje se você pesquisar na internet por “ROBOLA”, vai encontrar várias referências a uma bebida grega muito famosa.
“Vinho Robola é o vinho mais conhecido de Kefalonia. é frutado produzido a partir de uvas cultivadas nas encostas do Monte Aenos, ao redor do sopé do Monte Aenos. Seu buquê característico é o de flores de citrinos, pêssegos, limão e maçã. Este vinho acompanha os melhores pratos de peixe, embora os habitantes de Kefalonia tomam com qualquer alimento ou como um aperitivo. Mais de 70% da colheita é engarrafada na Cooperativa Robola de Omala, em homenagem ao santo padroeiro da ilha. Tente combinar uma viagem para a cooperativa com uma visita ao mosteiro Saint Gerasimos (agora um convento). Argostoli, a capital da ilha, está a menos de meia hora de carro do mosteiro.”
Em 1982 até inicio da década de 90, todo jovem que se chamava Robson, passou a ter o apelido ROBOLA
Dados da Copa da Espanha de 1982:
A Copa de 1982 (12ª copa) contou com um regulamento único. Como eram 6 grupos de 4 times, e apenas os 2 primeiros se classificavam, 12 times formaram 4 grupos de 3 times na segunda fase, de onde os campeões de cada grupo fariam a semifinal.
Campeão: Itália
Classificação do Brasil: 5º Lugar
Campanha: 5 jogos, 4 vitórias, 1 derrota, 15 golos a favor e 6 golos contra
Jogos: Brasil 2 X 1 URSS, Brasil 4 X 1 Escócia, Brasil 4 X 0 Nova Zelândia, Brasil 3 X 1 Argentina e Brasil 2 X 3 Itália.