O choro, nossa primeira forma de comunicação
O choro é a primeira maneira que aprendemos de comunicar alguma coisa, é a nossa ação para sobreviver, logo no início da vida.
Mas, com o passar do tempo, usamos o choro também para comunicar nossa frustração ou tristeza. E seguimos aprendendo a regular essa forma de expressão.
Se você é uma daquelas pessoas que vive dizendo pra criança:
♦ Para de chorar!
♦ Precisa de chorar por causa disso?
♦ Não foi nada!
♦ Já chega, né? Tá na hora de parar de chorar!
É bom se atentar a isso:
A criança precisa compreender que chorar não é errado, mas que para comunicar o seu “desagrado” diante de certa circunstância, ela pode se comunicar de outra forma.
Por exemplo, falando a respeito daquele sentimento.
Quando pedimos que a criança se cale em uma crise de choro, estamos mais falando de nós mesmos, do nosso incômodo diante da situação, do que resolvendo o problema.
Eu sei que nosso instinto é tentar calar a criança a todo custo, porque ficamos apreensivas com aquele berreiro e, principalmente incomodadas com o julgamento das pessoas.
Mas, que tal, ao invés de pedir pra parar de chorar, que tal:
1 – Acolher com calma;
2 – Respeitar. Se quiser só chorar, tente abraçar e avisar que você está por perto. Mas, pode ser que nessa hora a criança não queira ganhar um abraço, entenda;
3 – Diga que compreende a frustração, mas explique o motivo de não poder conseguir o que quer naquele momento.
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Por Rúbia Mesquita – 07 de Março de 2021